Guilherme Polanczyk, psiquiatra de crianças e adolescentes e coordenador do Estudo MAPPA, é também um dos coordenadores do programa Primeiros Laços.

A iniciativa que conta com a parceria entre a Escola de Enfermagem da USP e a Faculdade de Medicina da USP reuniu um grupo de profissionais da saúde dedicados a estudar sobre o desenvolvimento infantil e sobre as melhores maneiras de apoiar as famílias no período da gestação e os primeiros dois anos de vida do bebê. O grupo criou um programa de visitação domiciliar realizado por enfermeiras especialmente treinadas, que irá ajudar jovens mães e seus bebês a se desenvolverem com saúde. As visitas se iniciam entre a 8ª e a 16ª semanas de gestação e vão até o bebê completar 2 anos de idade.

Em uma matéria divulgada pela Valor Econômico em março deste ano, Guilherme Polanczyk afirmou que: “Hoje, acredita-se que as primeiras alterações cerebrais que levam aos transtornos ocorram no período intrauterino e os sintomas, nos primeiros anos de vida”.

“Evitar o problema na sua nascente tem um enorme impacto social e econômico.”

Guilherme Polanczyk em entrevista para a revista Valor Econômico 29/03/2019

Primeiros Laços já ganhou destaque na mídia com a matéria de Natalia Cuminale na edição de dezembro de 2017 da revista Veja , e com o Prêmio Dasa de Inovação & Saúde, vencendo na categoria Inovação em Medicina Social.

Foto divulgada na matéria “Os efeitos da pobreza”, na edição de dezembro de 2017 da Veja. Na foto Mayra com sua filha. Foto Jonne Roriz

Os efeitos deste programa estão sendo avaliados através de um ensaio clínico randomizado realizado na região Oeste de São Paulo, e ainda busca participantes que estejam dentro dos seguintes critérios:

Primeiros Laços ganha na categoria Inovação em Medicina Social do Prêmio Dasa de Inovação & Saúde

Para mais informações sobre o programa, visite o website oficial do Primeiros Laços.

Fontes:

Carlos Ridlewsky, “Brasil sobe no ranking mundial da ciência“, Para o Valor, de São Paulo, Valor Enconômico <www.https://www.valor.com.br/cultura/6186949/brasil-sobe-no-ranking-mundial-da-ciencia>.
Website oficial do Primeiros Laços.

Leonardo Seda

Estudante do 9º semestre de Psicologia no Centro Universitário São Camilo. Coordenador da equipe de graduandos no Estudo MAPPA. Aluno de iniciação científica do Prof. Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk. Músico e piloto amador de kart nas horas vagas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *