Crianças em risco de desenvolver transtornos mentais, como depressão e TDAH, podem estar mais propensas a serem vítimas de bullying.

Pesquisa mostra que crianças em risco de desenvolver transtornos mentais, como depressão e TDAH, podem estar mais propensas a serem vítimas de bullying. Uma pesquisa publicada no JAMA Psychiatry em abril deste ano trouxe resultados importantes sobre o risco de exposição ao bullying, encontrando grandes associações entre exposição ao bullying e vulnerabilidades genéticas para transtornos mentais, como depressão e TDAH, sugerindo que a predisposição genética de vulnerabilidades e características individuais está associado à exposição ao Leia mais…

Ajudando jovens gestantes através de visitas domiciliares por enfermeiras – conheça o programa Primeiros Laços

Guilherme Polanczyk, psiquiatra de crianças e adolescentes e coordenador do Estudo MAPPA, é também um dos coordenadores do programa Primeiros Laços. A iniciativa que conta com a parceria entre a Escola de Enfermagem da USP e a Faculdade de Medicina da USP reuniu um grupo de profissionais da saúde dedicados a estudar sobre o desenvolvimento infantil e sobre as melhores maneiras de apoiar as famílias no período da gestação e os primeiros dois anos de Leia mais…

Guilherme Polanczyk na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo

Foi divulgada no dia 27 de novembro, pela consultoria Clarivate Analytics, a Highly Cited Researchers 2018, uma lista anual que reconhece os pesquisadores mais influentes ao redor do mundo. Por volta de 4,000 pesquisadores compõem a lista de 2018 em 21 campos e por volta de 2,000 pesquisas identificadas como trabalhos que atingiram performance excepcional. Dentre os autores, 17 vencedores do Prêmio Nobel e 8 brasileiros, incluindo o nome do Prof. Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk, docente Leia mais…

Prof. Guilherme Polanczyk na 5º Conferência Internacional de TDAH – EUNETHYDIS

O último dia da 5º edição do evento contou com temas como genética e endofenótipos de TDAH; existe um lado positivo no TDAH?; intervenções precoces e prevenção; qualidade de vida e prejuízos funcionais; TDAH e a sobreposição com transtornos do neurodesenvolvimento; e o futuro do TDAH A EUNETHYDIS – Conferência Internacional de TDAH – é um evento que promove a troca de idéias e dados entre cientistas e clínicos através de um programa científico que Leia mais…

Jogos para TDAH – O benefício do uso de jogos como intervenção em crianças com TDAH

Jogos para TDAH – O benefício do uso jogos como intervenção para crianças com TDAH Você já pensou no em jogos para TDAH como tratamento do transtorno? Estudo mostra que alguns subgrupos de TDAH em crianças podem se beneficar com um novo modelo de intervenções através de jogos O TDAH é um transtorno recorrente que atinge 5% das crianças no mundo todo (por volta de uma a cada vinte crianças tem TDAH!) e se manifesta de Leia mais…