Foi divulgada no dia 27 de novembro, pela consultoria Clarivate Analytics, a Highly Cited Researchers 2018, uma lista anual que reconhece os pesquisadores mais influentes ao redor do mundo. Por volta de 4,000 pesquisadores compõem a lista de 2018 em 21 campos e por volta de 2,000 pesquisas identificadas como trabalhos que atingiram performance excepcional. Dentre os autores, 17 vencedores do Prêmio Nobel e 8 brasileiros, incluindo o nome do Prof. Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk, docente da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Estudo MAPPA.

A  lista é elaborada a partir de uma análise da quantidade de citações de artigos publicados por um pesquisador, utilizando a plataforma Web of Science. São considerados como influentes os pesquisadores que publicaram artigos altamente citados ao longo da última década, colocando os selecionados para o grupo dos 1% de pesquisadores que mantiveram as mais altas médias de citações durante o período.

Além de Guilherme Polanczyk, a lista dos brasileiros conta com outros professores da USP: Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF); Paulo Andrade Lotufo e Guilherme Vanoni Polanczyk, da Faculdade de Medicina (FM); e Carlos Augusto Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública (FSP).

Alvaro Avezum (Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese), Luísa Gigante Carvalheiro (Universidade Federal de Goiás), Adriano Gomes da Cruz (Instituto Federal do Rio de Janeiro), Daniel Granato (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Miriam Dupas Hubinger (Unicamp), Renata Valeriano Tonon (Embrapa), Ana Maria Baptista Menezes e Cesar Gomes Victora (Universidade Federal de Pelotas) completam a equipe de brasileiros selcionados para integrar a lista.

Lista dos brasileiros que compõem a lista do Highly Cited Researchers 2018.

CruzA. G.Agricultural SciencesInst Fed Rio de JaneiroBrazil
GranatoDanielAgricultural SciencesUniv Estadual Ponta GrossaBrazil
HubingerMiriam D.Agricultural SciencesUniv Estadual CampinasBrazil
TononRenata ValerianoAgricultural SciencesEmbrapaBrazil
AvezumAlvaroClinical MedicineInst Dante Pazzanese CardiolBrazil
TowbinJeffrey A.Clinical MedicineUniv Sul Santa CatarinaBrazil
LotufoPaulo A.Cross-FieldUniv Sao PauloBrazil
MenezesAna Maria B.Cross-FieldUniv Fed PelotasBrazil
PolanczykGuilherme V.Cross-FieldUniv Sao PauloBrazil

Referências:

https://jornal.usp.br/institucional/quatro-pesquisadores-da-usp-figuram-entre-os-mais-influentes-do-mundo/?fbclid=IwAR2FUtlt3thQ7QYlTXEEbS75sqIIM12-QMvjGeUq12hKlutOKU00K3cOu60

https://www.mpg.de/12537880/highly-cited-researchers-2018

www.hcr.clarivate.com/methodology/purpose-and-methodology/

https://www.mpg.de/12537880/highly-cited-researchers-2018

Traduzido e adaptado por Leo Seda

 

Categorias: Notícia

Leonardo Seda

Estudante do 9º semestre de Psicologia no Centro Universitário São Camilo. Coordenador da equipe de graduandos no Estudo MAPPA. Aluno de iniciação científica do Prof. Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk. Músico e piloto amador de kart nas horas vagas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *