Graduou-se em Medicina (2002) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez sua residência em Psiquiatria Geral(2005) e em Psiquiatria da Infância e Adolescência (2007) no Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Realizou seu mestrado e doutorado em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou seu Pós-Doutorado (2009) no Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience at Kings College London (2008) e na Duke University, EUA (2009). Conquistou sua Livre Docência em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade de São Paulo em 2016.

Atividades

Guilherme Polanczyk é Professor Associado da Disciplina de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP. É Chefe da Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do IPq-HCFMUSP e Coordenador do Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces do Instituto de Psiquiatria. É Editor Associado da Revista de Psiquiatria Clínica e Co-Editor do European Child & Adolescent Psychiatry.

Guilherme Polanczyk tem mais de 120 artigos originais publicados em revistas indexadas, sendo primeiro autor em artigos publicados nas revistas de mais alto impacto de Psiquiatria e de um dos artigos mais citados da ciência nacional. Escreveu mais de 20 capítulos de livros, além de diversos textos em jornais e revistas. Atualmente recebeu mais de 7000 citações, com índice H de 26, tendo recebido o prêmio de Jovem Psiquiatra da Associação Brasileira de Psiquiatria, o 2008 Young Investigator Award da NARSAD e o Elaine Schlosser Lewis Award for Research on Attention-Deficit Disorder pela Academia Americana de Psiquiatria Infantil em 2010. É Editor do periódico European Child and Adolescent Psychiatry e membro do Editorial Board do Journal of Child and Adolescent Psychiatry. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, nível 1D. Veja o Currículo de Guilherme Polanczyk na Plataforma Lattes.

Perfil Científico