O TDAH existe? É um produto da indústria farmacêutica? Um produto da civilização moderna?

É muito comum escutarmos diversas opiniões e argumentos acerca do polêmico assunto do TDAH, mas devemos ficar sempre atentos com as banalizações e a produção de mitos, pois eles podem gerar uma crença geral sobre aspectos da doença sem possuir um embasamento satisfatório que justifique seus argumentos.

Nestes casos, é recomendado buscar fontes confiáveis que possam fornecer dados mais objetivos acerca do assunto, para que o assunto seja tratado da melhor forma e com bases sólidas para argumentação. Dessa forma, o discurso de um profissional no assunto cairia muito bem não é mesmo?

Na edição do TEDx apresentada no vídeo abaixo, Luis Augusto Rohde fala sobre mitos e verdades do TDAH, esclarecendo assuntos há muito tempo discutidos sobre o tema.

Luis Augusto Rohde, mestre e doutor pela UFRGS e livre-docente pela USP, é presidente da World Federation of ADHD, participou do grupo de trabalho para definição dos critérios diagnósticos de TDAH e Transtornos Disruptivos do Manual de Diagnósticos Psiquiátricos DSM-V, além de ser um influente pesquisador com mais de 200 artigos científicos e um grande número de citações.

Categorias: Vídeo

Leonardo Seda

Estudante do 9º semestre de Psicologia no Centro Universitário São Camilo. Coordenador da equipe de graduandos no Estudo MAPPA. Aluno de iniciação científica do Prof. Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk. Músico e piloto amador de kart nas horas vagas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *